Lasanha Caseira

  
  
Lasanha Caseira
Para fazer uma massa simples caseira, você precisa ter em mente apenas uma proporção: para cada 100g de farinha, você vai precisar de um ovo (e uma pitada de sal, sempre).

Para uma lasanha média como a da foto, basta 200 g de farinha e dois ovos. 

Coloque a farinha em uma superfície lisa. Faça um “buraquinho” no centro e vá colocando os ovos e mexendo com um garfo, incorporando a farinha. Trabalhe a massa até que fique bem lisa (uns dez minutos). Cubra e deixe descansar pelo menos 15 minutos antes de abrir. 

Abra com um rolo de macarrão (ou com uma maquininha de abrir massa) em uma espessura de 0.3 mm. Corte a massa em quadrados ou tiras pequenas. Cozinhe em água fervente com sal por não mais que 2 minutos. Escorra e reserve.
Molho

Esse molho é muito fácil e rápido de fazer. A receita não é minha, é da Rita Lobo e eu SEMPRE faço em casa, para usar ou congelar. 

A receita está no site http://www.panelinha.com.br e vou copiá-la abaixo para vocês:
Ingredientes

4 tomates italianos maduros

1 lata (400 g) de tomate pelado em cubos (com o líquido)

10 folhas de manjericão 

3 colheres (sopa) de azeite 

2 colheres (sopa) de manteiga (ou azeite)

1/2 cebola 

1 pitada generosa de açúcar 

1 colher (chá) de sal 

1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Modo de Preparo

1. Lave e retire a pele dos tomates: leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, corte um x na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates; quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em x puxe e descarte a pele.
2. Numa tábua, corte os tomates em pedaços e transfira para o copo do liquidificador (se quiser, retire e descarte as sementes). Junte o tomate pelado (com o líquido) e bata até ficar liso.
3. Corte ao meio e descasque uma metade da cebola. Reserve a outra para outra preparação. Lave e seque as folhas de manjericão.
4. Coloque 3 colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e leve para aquecer em fogo médio. Junte metade do manjericão e deixe fritar por apenas 2 minutos.
5. Acrescente o tomate batido, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Misture, junte a cebola (sem picar) e deixe cozinhar em fogo médio.
6. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos. Desligue o fogo, acrescente o restante do manjericão e a manteiga – ela deixa o molho ainda mais aveludado – e misture até derreter. Sirva a seguir.
Para congelar

Se quiser congelar o molho e usar pequenas porções de cada vez, faça a receita mas não adicione a manteiga do passo 3. Num saco plástico com fechamento hermético, escreva com caneta permanente a data. Coloque o molho até metade do volume e retire o máximo de ar antes de fechar. Deixe uma pontinha aberta para sugar o ar restante com um canudo. Feche o saco por completo e espalhe o molho até ficar plano. Leve ao congelador e conserve por até 3 meses. Na hora de usar é só quebrar a porção desejada e descongelar diretamente na panela.

Montando a lasanha

 

1. Unte um refratário médio com azeite (eu usei um branco de porcelana que ganhei da loja Casa Dicor. Tem produtos lindos no site, para quem quiser conferir, entre no site deles http://www.casadicor.com)
2. Coloque uma camada de molho, uma de massa e uma de queijo. Repita mais duas vezes. Finalize com uma camada de molho de tomate e queijo ralado por cima. 
3. Leve para assar em forno a 200 graus até gratinar (aproximadamente 30 minutos). Decore com manjericão fresco.
Vocês já devem estar se perguntando qual queijo usar, e a resposta é simples: o que você tiver. A idéia da receita não é ser tradicional ou complicada, mas sim facilitar a nossa vida! Eu tinha um pedaço de provolone na geladeira e foi ele mesmo que eu usei. Resultado? gostoso e confortante 😊

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s