Donuts assados

sem-titulo-4859

Essa é daquelas receitas que vou guardar para toda vida. Sabe quando não fica nem um pinguinho de dúvida se ficou realmente delicioso? A versão é simples, sem recheio, e leva apenas açúcar como cobertura… Claro que agora já estou disposta a testar novas versões. Fiquei imaginando rechear com um creme de confeiteiro bem gostoso, ou uma geleia de amora caseira… já pensou? Também pensei em assar bolinhas e fazer um tipo de mini-sonho assado. Que delícia ❤️.

Eu já contei por aqui que morei nos Estados Unidos alguns meses, né? Bom, isso já tem 10 anos, mas alguns detalhes eu lembro tão perfeitamente que acabo voltando no tempo… e vou dividir um pouquinho dessa memória com vocês.

Meus pais foram me visitar e passaram alguns dias comigo. Todos os dias de manhã, passávamos no único mercado da cidade e minha mãe pegava uma caixa de donuts só para ela “só com açúcar, eu quero só com açúcar”…Minha mãe é dessas pessoas que passa dias comendo 8 donuts no café da manhã e quando volta para casa, está mais magra “perdeu massa” rs. Eu não sei como, mas com um copão de café americano,  ela comia a caixa toda. Ela sempre fala que o sabor daquelas rosquinhas com aquele café, é inconfundível. Acho que o momento transforma  os sabores mais simples naqueles mais especiais, não é mesmo? A receita não é a mesma, tampouco estamos naquela cidadezinha pequena e aconchegante… mas os donuts? ahhh!!! esses fizeram por merecer 🙂

Achei esse receita por acaso na internet. Me encantei pelo fato de serem assados e parecerem deliciosos (e realmente são!). O blog é em espanhol (link no final do post) e por isso vou passar a receita para vocês por aqui com algumas adaptações. Qualquer dúvida, é só escrever!

Massa

  • 10 g de fermento biológico seco
  • 240 ml de água
  • 3 gemas
  • 550 – 620 d de farinha
  • 100 g de açúcar
  • 55 g de manteiga
  • pitada de sal

Cobertura

  • 50 g de manteiga derretida
  • 100 g de açúcar
  • canela em pó a gosto
  • Açúcar de confeiteiro a gosto
  1. Na batedeira com o gancho tipo raquete, misture a água, o fermento e as gemas. Adicione o açúcar, 550 g de farinha e a manteiga derretida. Troque para o batedor do tipo gancho bata por 5 minutos. Se for necessário, vá adicionando o restante da farinha (ao todo, eu usei  580 g)
  2. Vire a massa sobre ma bancada enfarinhada, modele uma bola e coloque em uma tigela untada com óleo. Cubra com um pano e deixe crescer uma hora.
  3. Vire novamente a massa na bancada, amasse algumas vezes (para liberar o ar) e coloque novamente na tigela. Cubra com filme plástico untado com óleo (para não grudas na massa quando crescer) e deixe na geladeira entre 8 -12 hrs (eu deixei 10)
  4. Retire a massa da geladeira e abra sobre uma superfície enfarinhada. Deixe com uma espessura de aproximadamente 1 cm.
  5.  Corte dos donuts com dois cortadores de tamanhos diferentes (eu usei um aro de 8,5 cm e para a bolinha do meio, usei o fundo de um bico de confeiteiro). Coloque os donuts cortados em formas untadas e forradas com papel manteiga. Na receita original, ela usa o cortador menor para modelar todo o restante da massa. Eu não fiz assim. Eu amassei e abri novamente, modelando mais donuts (funcionou!)img_4839
  6. Cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora
  7. Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 12-15 minutos. Se seu forno tiver a função “ventilar” use. Se seu forno não tiver esse função, asse normalmente
  8. Deixe esfriar e então faça a cobertura: pincele manteiga na parte de baixo e passe na mistura de açúcar e canela. Pincele manteiga na parte de cima e salpique açúcar e canela.img_4849
  9. Faça isso com todos e depois, se você quiser, finalize com açúcar de confeiteiro.sem-titulo-4854sem-titulo-4860OBS: Alguns dos meus donuts ficaram com o furinho muito pequeno. Assim que eles saíra do forno, eu passei o bico que confeiteiro por um lado do buraco e tirei pelo outro. Resolveu. Qualquer imperfeição ficou coberta pela manteiga e açúcar.

 Donut coração

sem-titulo-4931sem-titulo-4928

Há muito tempo eu havia comprado uma forminha de silicone que faz churros em formato de coração.Não me pergunte por que comprei. Sabe essas coisas que você compra achando que nunca vai usar? bom, essa é uma delas. No final das contas, usei a sobra da massa, coloquei sobre o molde e assei normalmente. E não é que funcionou? E ainda por cima,  gostei do resultado. Pena que eu só comprei 1 (rs).

A foto do molde está logo abaixo. Para quem quiser saber onde comprei e quem sabe procurar, foi na Daiso (6,90 a unidade).

img_4941

Espero que tenham gostado.

Grande beijo

Gória

Site da receita original. Vale a pena conferir! As fotos são lindas ❤

http://conlaszarpasenlamasa.es/2016/02/01/receta-donuts-horno/

Anúncios

8 comentários Adicione o seu

  1. Janeida Raquel disse:

    Você é uma graça. Deus abençoe sempre o trabalho de suas mãos. Tudo lindo. ♥

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Que querida! Muito obrigada ❤️

      Curtir

  2. Janeida Raquel disse:

    Onde fica essa loja Daiso? É lindo pra tudo esse molde. Amei também♥

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Oi querida, obrigada 🌷! Eu comprei na rua direita (centro de SP), mas tem várias unidades. Coloca no google que aparece 😘

      Curtir

  3. claudia campos disse:

    Bom dia linda….estou apaixonada pelos seus posts e suas receitas….também amo a culinária, e cozinho desde criança….quem sabe um dia terei a oportunidade de conhecê-la e cozinharmos juntas. Um grande beijo, Claudia Campos

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Que querida! Muito obrigada pelo carinho ❤️

      Curtir

  4. Elayne França disse:

    Q graça achei a receita pra fazer o Chuvisco.

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Você é a dona do nome? Agora tem que fazer ❤️

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s