Pizza

sem-titulo-5399

sem-titulo-5421

sem-titulo-5436

O sabor da pizza feita em casa e assada no forno comum, não é o mesmo (e eu concordo plenamente). Sou fã do cheiro e sabor que a lenha traz…acho que por isso pizza é o que mais gosto de sair para comer. Boa comida, bom vinho, boa sobremesa, tudo isso dá para ser feito em casa. Boa pizza? Difícil!

Há muito tempo havia lido esse receita que vou passar para vocês. O que me chamou a atenção foi o tempo de fermentação da massa: 24 horas. Já achei isso um progresso em relação à outras receitas de pizzas caseiras. Adiei, adiei, adiei, mas finalmente preparei! Gostei bastante do resultado (a melhor que já fiz por aqui) e posso dizer que vale a pena. Meu próximo passo é tentar fazer na lenha, mas eu tenho um “pequeno” problema: não sei usar um forno desses rs. Temos um na praia e NUNCA usamos. Já procurei livros e cursos sobre o assunto, mas não encontrei. Se você conhece algum, eu adoraria saber!

A receita que vou passar é para 5 pizzas individuais. Preparei seguindo (e adaptando) os passos do livro “Pães” da Publifolha. O autor sugere uma cobertura sem molho (pizza bianca) com apenas queijo e sálvia, mas acabei adicionando corações de alcachofra. Cabe a vocês decidirem o recheio e se vão usar molho ou não, ok?

Ingredientes para a massa

  • 500 g de farinha de trigo para pães (usei a Colavita “00”)
  • 2 col. de chá de sal
  • 2 g de fermento biológico seco
  • 250 ml de água morna

Preparo

  1. Misture a farinha e o sal em uma tigela. Reserve.
  2. Coloque o fermento e a água na tigela da batedeira. Misture até dissolver. Adicione a mistura seca, ligue a batedeira bem devagar e misture. Cubra com um pano e deixe descansando por 10 minutos.
  3. Ligue a batedeira e bata por 10 segundos. Desligue, cubra e deixe descansando por 10 minutos. Faça isso mais duas vezes.
  4. Cubra a massa e deixe descansando em lugar fresco por 24 horas (quando eu fiz, estava MUITO calor e deixei na geladeira. Tirei duas horas antes do horário de usar a massa).
  5. No dia seguinte, quando a massa tiver crescido e dobrado de volume, dê soquinhos para liberar o ar.
  6. Enfarinhe uma superfície de trabalho, coloque a massa, divida em 5 porções iguais e forme bolas lisas com casa uma. Cubra e deixe descansando por 10 minutos.
  7. Abra com um rolo de massa na espessura que preferir. Espete os discos de massa com um garfo (OPS! acabei de perceber que esqueci dessa parte).
  8. Coloque sobre folhas de papel vegetal e espalhe a cobertura. Deixe descansar por 15 minutos.
  9. Enquanto isso, preaqueça o forno a 250ºC. Coloque uma assadeira rasa ou uma base de pedra para aquecer***. Coloque uma assadeira na parte inferior do forno.
  10. Deslize a base da pizza para uma pá de padeiro (usei uma tábua de madeira). Passe para a assadeira ou base de pedra preaquecida. Despeje um copo de água na assadeira que está na parte inferior do forno (para gerar vapor). Diminua a temperatura para 230ºC.
  11. Asse por cerca de 15 minutos, ou até dourar bem. Asse 1 por vez.

*** Como eu não tenho base de pedra, usei a tampa de uma frigideira de ferro virada para baixo.

sem-titulo-5402

Cobertura

  • Queijo mussarela (Usei uma trança fatiada. Não vou sugerir a marca pois não fiquei satisfeita).
  • Corações de alcachofra. Deixe drenando em uma peneira antes de usar. (Usei a marca di Salerno e gostei bastante)
  • Um bom azeite (Na foto, vocês vão ver uma latinha simples que parece ser de um azeite de baixa qualidade, mas muito pelo contrário. Comprei direto de uma fazenda agrícola na Toscana no final do ano passado. Tocamos a campainha, um jovem atendeu e perguntou o tamanho da lata que queríamos. Pegou a lata, encheu, etiquetou e pronto. Nossa, que azeite delicioso! Não quero que acabe nunca (ou quero que acabe logo, assim volto para buscar mais rs)
  • Sálvia a gosto

Preparo

  1. Distribua fatias do queijo, os pedações de alcachofra e as folhas de sálvia. Regue com o azeite. Se quiser, coloque pimenta do reino moída da hora.

Espero que tenham gostado.

Com carinho,

Gória ❤

Anúncios

7 comentários Adicione o seu

  1. Rosangela disse:

    So 2 gramas de fermento?
    Obrigada

    Curtir

  2. heydeblog disse:

    Eu não entendi muito bem à parte onde você cita as assadeiras… É para colocar pRa assar en uma asssadeira rasa e uma outra outra com água na prateleira de baixo do forno?
    Eu amo pizzas, essa parece estar super apetitosa!

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Isso mesmo! Vc coloca duas assadeiras no forno. Uma na prateleira do meio (onde vc vai assar a pizza) e essa pode ser a forma para pizza, uma pedra, ou ferro (como usei) e outra assadeira embaixo, onde vc vai despejar água para criar vapor.

      Curtir

      1. heydeblog disse:

        Ta bom, vou fazer!
        Obrigada, acompanho seu blog e seu instagram. Ah estou desempregada, querendo fazer pães artesanais para vender e lucrar algum dim dim, pode me indicar lugar no Rio, onde tem bons cursos de pães? Bjos

        Curtir

  3. Liz disse:

    Olá,
    Uma duvida, farinha 00 quer dizer com.o sem fermento?

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      A farinha 00 é um tipo de farinha italiana. Se não encontrar, pode usar farinha comum SEM fermento. 😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s