Gelato de amendoim

img_5326

Há alguns anos (acredito que 8),  fui com a minha sogra conhecer a casa da mãe dela em São Roque. Passeamos, comemos, conversamos, nos divertimos. No caminho de volta, ela parou comigo na Barraca da Portugesa. Sabe esses lugares que vendem vários produtos típicos de interior? Eu adoro e sempre quero comprar tudo! Bom, resolvi escolher o que era local: corações de alcachofra, suco de uva integral branco e nozes pecan. Fomos embora, levei para casa e decidi que faria um jantar com aqueles produtos. Eu ainda não era casada e  meus pais estavam viajando. Foi assim que tive a “brilhante” ideia de fazer o jantar na casa do meu irmão. E o que tem demais nisso? acontece que ele tinha acabado de voltar de lua de mel, e não satisfeita apenas em cozinhar na casa dele,  fui de mala e tudo. Passei a noite lá, acreditam? Estávamos indo para São Roque há algumas semanas e lembramos disso. Rimos muito! Não sei se eu era “um pouco” sem noção, se meu irmão não ligava, se minha cunhada era muito paciente ou se foi uma junção disso tudo. Só sei que não foi só uma vez…dormi muitas outras noites lá! Hoje em dia ele tem filhos, eu casei e cada um dorme na sua casa, ta? [risos].

Bom, mas por que estou contando tudo isso? Pois naquele dia, fiz um cardápio bem simples e gostoso: spaghetti aglio e olio com fundos de alcachofra, servido com o suco de uva branco e para finalizar, brownie de chocolate e noz-pecan. Relembrando tudo isso, quis voltar na barraca da portuguesa e tentar comprar os mesmos ingredientes. Acontece que as coisas mudam e a barraca está um pouco diferente. Muitos produtos, mas nem todos locais. Terminei comprando dois tipos de coração de alcachofra, um mais caseiro, feito no interior de São Paulo, e um industrializado que eu poderia ter comprado em qualquer outro lugar, mas quis aproveitar a viagem (inclusive, foi o que usei na pizza – confira o post anterior). Também comprei suco de uva branco, mas não tinha pecan. No caixa, vi alguns sacos de amendoim ainda na casca e a portuguesa me disse que eram orgânicos, colhidos por ali. Na falta de pecan, comprei amendoins! Cheguei em casa e perguntei “O que farei com isso?”. Dessa vez o cardápio foi para meu marido e não para meu irmão [rs]. Decidi fazer pizza usando os corações de alcachofra e um gelato caseiro com os amendoins. O suco acabamos tomando outro dia, pois preferimos ir de vinho. O que posso dizer de tudo isso? Posso dizer que a melhor parte entre preparar e comer, é relembrar! Ri, fiquei nostálgica e ainda por cima, provei sabores que me trouxeram momentos agradáveis… Tem coisa melhor?

O cheiro dos amendoins torrando transferido para uma bola de sorvete, não te preço. Simplesmente maravilhoso! Você pode comprar o amendoim já torrado (com pele e sem sal), mas não será tão prazeroso, posso garantir :). Para essa receita, é necessário um termômetro e uma sorveteira (se existe alguma alternativa, eu não saberia explicar para vocês). Não vou falar sobre a máquina que uso pois já fiz isso em um post bem antigo do blog, que vocês podem conferir nesse link: https://goriahuk.com/2014/10/02/gelato-de-cafe/

Gelato de Amendoim

Ingrediente

  • 650 ml de leite integral tipo A
  • 180 g  de amendoim torrado com casca*
  • 1 xícara de açúcar (200 g)
  • 4 gemas de ovos grandes
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1/4 col. chá de extrato de baunilha

Preparo

  1. Coloque o leite e os amendoins (torrados e com casca) em uma panela e leve ao fogo baixo. Deixe fervendo por 15 minutos. Desligue, tampe e deixe descansar por 15 minutos.
  2. Em um processador de alimentos, bata a mistura da panela até que o líquido fique com uma cor marrom clara. Coloque em um recipiente limpo e cubra. Deixe descansar por 1 hora.
  3. Coe a mistura. Meça a quantidade de líquido que restou e se necessário, complete com leite para atingir 475 ml.
  4. Adicione 150 g do açúcar à mistura e leve ao fogo até registrar 77 graus C.
  5. Em um bowl separado, bata suavemente as gemas com o açúcar restante (50 g ). Adicione, aos poucos, metade da mistura que estava na panela, mexendo bem (você está temperando os ovos). Devolva a mistura temperada à panela, ligue o fogo e após registrar 85 graus C, cozinhe por aproximadamente 5 minutos, sem deixar ferver (se precisar, tire do fogo e volte).
  6. Coloque cubos de gelo em um bowl. Em cima desse bowl, coloque um menor (onde vamos coar nossa mistura). Coloque uma peneira, passe a mistura da panela por esse peneira, adicione a baunilha, o creme de leite e deixe até esfriar, mexendo de 5 em 5 minutos. Cubra com um filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 8 hrs.
  7. Bata a mistura de acordo com as instruções da sua sorveteira e leve ao congelador.

*Para torrar o amendoim, coloque-os em uma forma forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 10 minutos. Não precisa esfriar para colocá-los no leite.

Bolo de fécula de batata e amendoim

Para aproveitar o que sobrou de amendoim (depois de coar a mistura para o sorvete), preparei um bolo simples e acrescentei essa sobra de amendoins à massa. Ficou macio, cheiroso e delicioso!

Ingredientes

  • 1 xícara de fécula de batata
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara da “polpa” do amendoim que sobrou do preparo do sorvete
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Suco de 1 limão espremido + leite o suficiente para completar uma xícara (deixe descansando uns 5 minutinhos para azedar)

Preparo

  1. Na batedeira em velocidade média, bata os ovos, o óleo e o açucar por 3 minutos. Adicione a mistura de leite e limão e bata apenas para misturar.
  2. Diminua a velocidade, junte a farinha, a fécula e o amendoim. Bata até obter uma mistura homogênea
  3. Por último, junte o fermento. Distribua em uma foma untada e enfarinhada (usei uma com buraco no meio, mas como ele ficou muito fofo e quebradiço, aconselho fazer em uma forma retangular)
  4. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C até dourar (o meu levou quase 1 hora). Faça o teste do palito para ver se está bom.

Espero que tenham gostado.

Com carinho,

Gória ❤

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s