Tiramisù à brasileira

IMG_3769

A receita de Tiramisù à brasileira você pode encontrar nesse link do Bistrobox: http://bistrobox.com.br/receitas/tiramisu-a-brasileira/

Como eu resolvi fazer na manhã de domingo para servir na hora do almoço, tive que fazer algumas adaptações, como o biscoito. Apesar de eu ter mantido o suco do limão na receita, eu não recomendo para aqueles que forem usar fava de baunilha como eu. O limão mascarou o sabor dessa iguaria.

O Tiramisù é minha sobremesa predileta e por isso, escrevi um pouco mais sobre ele para vocês:

Você sabia que o tiramisù é um doce típico italiano, feito com uma base de ovos e açúcar, acompanhado de café, savioiardi (biscoito parecido com o conhecemos como champagne) e queijo mascarpone? Segundo o livro “As viagens gastronômicas mais fantásticas do mundo” da Publifolha, o doce nasceu no restaurante Beccherie em 1962 na cidade de Treviso, Norte da Itália e era conhecido como sbatudin, uma iguaria revigorante oferecida principalmente para mães lactantes.

O restaurante Becchiere foi fundado em 1939 e é considerado uma instituição gastronômica histórica. Quem for viajar pela região de Vêneto, vale a pena conhecer e provar o autêntico tiramisù. Fatias da sobremesa  elaborada com camadas de creme de mascarpone e pão de ló molhado em café e cacau são servidas o ano inteiro.

Como uma amante desse doce, posso dizer que já provei centenas de versões,  tanto na querida bota, quanto fora dela e com isso aprendi uma coisa: não existe um tiramisù igual ao outro. As receitas são inúmeras e as versões, incontáveis. Por isso me interessei por essa receita adaptada, que apesar de ser diferente, é deliciosa!

Segue a minha receita adaptada do bistrobox:

Ingredientes:

  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 150g de cream cheese
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 col. chá de baunilha ou raspas de 1 fava
  • 1 pacote de biscoito champagne
  • 1 xícara de café
  • 2 colheres de sopa de vinho marsala (pode usar conhaque)
  • Cacau em pó para finalizar

Preparo: Na batedeira, bata o creme de leite fresco até ficar consistente.  Adicione o cream cheese, o açúcar e a baunilha. Reserve. Faça uma xícara de café (250 ml) e espere esfriar. Adicione o vinho (ou o conhaque). Molhe os biscoitos na mistura de café.  Em copos americanos, monte o tiramisù alternando camadas de biscoitos e de creme batido. Termine com uma camada de creme e finalize peneirando cacau em pó.

Semana que vem vou passar uma receita mais clássica, com mascarpone, marsala e muito mais,

Espero que gostem. Eu gostei muito!

Com carinho

Gória ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s