Torta de Maçã e Caramelo

Foto 1 foto 3 Foto 4 foto 5  Massa

2 1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 colher de chá de sal

170 gramas de manteiga

Água gelada para dar a liga

Leite e açúcar para polvilhar

Recheio

-3 Maçãs vermelhas, grandes, descascadas, sem semente e fatiadas

-2 Maçãs verdes, grandes, descascadas, sem semente e fatiadas (você pode usar todas vermelhas, ou todas verdes)

-1/2 limão para pingar nas maçãs enquanto fatia. Assim elas não escurecem.

-1/2 xícara de açúcar mascavo

-1/2 xícara de caramelo. Eu usei um delicioso que ganhei da Vilagridoce. Para quem quiser, tem no site deles (coloquei no final do post o endereço e um código de desconto válido até dezembro). Para quem quiser uma alternativa, substitua por 1/2 xícara de açúcar mascavo, ou seja, use 1 xícara no total. Foi assim que sempre fiz e funciona.

-raspas de uma laranja

– 1 colher de chá de canela em pó

-1/4 colher de chá de noz moscada

-4 colheres de chá de amido de milho

-3 colher de chá de manteiga

-2 colheres de sopa de uva-passa

Modo de Preparo

Junte a manteiga com a farinha e o sal e amasse bem. Se precisar, adicione um pouco de água gelada para dar a liga. Embrulhe em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio. Coloque as maçãs já fatiadas (e com o limão)  em um recipiente de vidro e leve ao microondas por aproximadamente 5 minutos, mexendo na metade do tempo. Se preferir, faça em uma panela. As maças precisam estar cozidas, mas não muito. O ponto seria “levemente transparentes”.  Depois disso, adicione o restante dos ingredientes (menos a manteiga) e misture. Reserve.

Pegue 3/4 da massa e forre uma assadeira untada. Nem se preocupe em abrir com um rolo e use os próprios dedos para espalhar a massa. Eu sempre fiz essa torta em forma de fundo removível, mas dessa vez resolvi assar na bacia esmaltada para dar um charme maior. Você pode assar onde preferir.

Abra o restante da massa sobre um papel manteiga e corte 10 tiras de +/- 1,5 cm. Isso ajudará muito na hora de montar. Coloque o recheio sobre a massa, pegue a manteiga que falou adicionar no recheio e distribua pedacinhos dela sobre o recheio. Cubra com as tiras, puxando o papel manteiga com MUITO carinho pois essa massa é delicada. Com cuidado, pincele leite e salpique açúcar. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por 15 minutos. Diminua para 180 e asse por mais 20 minutos, ou até dourar. Sirva com um sorvete de creme e uma bela caneca de café.

Site Vilagridoce: http://www.vilagridoce.com.br

Código promocional para ganhar 10% de desconto nas compras efetuadas até dia 31/12/15:  GORIAHUK

Espero que tenham gostado

Com carinho,

Gória ❤

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Bianca disse:

    Que delícia de torta, Rê!
    Adoro essa tendência à doces europeus…essa torta me lembra demais meu tio avô Kurt! Ele é judeu austríaco, veio para o Brasil durante a Segunda Guerra, trazido (e adotado) por uma família de brasileiros, a mãe morreu em Auschwitz e o pai o encontrou depois de adulto…foi ele quem me contou as melhores histórias e quem me faz lembrar que um pedaço dessa torta é como um carinho…raro, naquela época e hoje também. 💕

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Nossa, arrepiei quando li sua msg! eu sempre tive muita curiosidade sobre o tema. Já linnuitos livros sobre o assunto. Eu ia amar ouvir essas histórias. Imagino que boas lembranças você tem. Queria comer a torta do tio aVô Kurt ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s