Castanha-portuguesa

Há alguns anos, depois que meus avós se mudaram para o interior, a colheita de castanha-portuguesa se repete na época do Natal. Ah, como é gostoso!

Para quem não conhece, o castanheiro é uma árvore linda, grande, bojuda e com dois tons de verde maravilhosos: as folhas são verde-escuras e os frutos, ainda no pé, são verde-claros, com um tom mais vivo.

O fruto do castanheiro parece um ouriço-do-mar e dentro dele está a castanha, ou melhor, as castanhas. Geralmente, um fruto guarda mais de uma única castanha e cada um traz uma surpresa diferente.

No lugar onde vamos colher as castanhas, oito árvores maravilhosas e bem antigas cercam o terreno. São tantos frutos no chão que é difícil saber qual colher primeiro.

Ontem fui com meu pai e meu avô. Enquanto eles furavam os dedos e enchiam as sacolas, eu aproveitei para tirar fotos. Claro que colhi algumas também, afinal, essa é a melhor parte :).

Voltamos para a casa, escolhemos as castanhas mais bonitas, sem bichos, sem cortes,  perfeitas pela natureza e enormes de um jeito que nunca vi nos supermercados. Cozinhamos, abrimos e fizemos um bolo. Ainda quente, com açúcar e canela por cima, devoramos com um café pretinho de coador que só minha avó sabe fazer.

O resultado de tudo isso? momentos inesquecíveis que ficam na memória e no coração para sempre.

Abaixo, coloquei algumas fotos para vocês. Tem foto do fruto, da castanha, do castanheiro, do meu avô, das mãos da minha avó e do bolo pronto. Para finalizar, uma produção simples e cheia de encanto: flores do campo enfeitam a gaveta da máquina de costura da minha avó,  deixando o bolo de figurante.

A receita do bolo? não tem. Bolo simples com ovos, açúcar, farinha, óleo e leite. A proporção da castanha foi a mesma da farinha e para finalizar, uma boa dose de açúcar com canela. Com castanhas colhidas na hora e na companhia dos meus pais e avós, qualquer bolo seria o melhor bolo do mundo ❤

Anúncios

9 comentários Adicione o seu

  1. Bianca disse:

    Ahhh que delícia! Não existe lugar melhor no mundo do que pertinho da família! Rê, amei as fotos! #pormaisdiasassim

    Curtir

  2. Katia Brito disse:

    Minha querida, essa postagem cai como um presente…..Tudo lindo, delicioso, quase pude me sentir inserida nesse contexto! Obrigada pela partilha deliciosa. …

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Que mensagem linda, muito obrigada pelo carinho ❤

      Curtir

  3. Hellen disse:

    Oi! Vc cozinha como pinhão? Achei difícil abrir

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Cozinho sim…
      Hellen, é bem difícil abrir mesmo, dá um trabalhão!
      existe uma faquinha espcial para abrir esse tipo de castanha, mas eu abro com a faca convencional….só demora um pouquinho 🙂

      Curtir

  4. Camila Duarte disse:

    Adoro castanhas portuguesas! Que delícia esse momento com seus pais e avós ! As fotos ficaram lindas e tenho certeza que o bolo ficou maravilhoso! Um beijo

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Muito obrigada Camila! Feliz que gostou 🙂

      Curtir

  5. Gilmara disse:

    Que post bonito, bonito! Remete a um outro tempo, de memórias com valor. Obrigada! 🙂

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Obrigada você pelo carinho!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s