Crostata Tiramisù

4-3420

Crostata Tiramisù  – 18/20cm

Um tiramisù em formato de torta ou uma torta com os ingredientes de um tiramisù? não sei qual a resposta correta, mas correto é fazer uma sobremesa deliciosa dessas 🙂

A receita, que é italiana e peguei de uma revista da Expo Milano 2015, está lobo abaixo para vocês. No final do texto, coloquei alguns comentários de como ficou e o que eu mudaria para ficar melhor. Espero que gostem!

Para a base

-160 g de manteiga

-4 colheres de sopa de açúcar

-40 ml de água

-2 col. de chá de café instantâneo

-300 g de farinha de trigo

-50  g de chocolate em barra picado

-pitada de sal

Para o creme

-250 g de queijo mascarpone

-165 ml de leite

-2 gemas

-120 g de açúcar

-2 col. de chá de café instantâneo

-25 g maizena

Preparo da base

Leve uma panela antiaderente ao fogo baixo com a manteiga, a água, o café, o açúcar, o sal e o chocolate. Quando aparecer as primeiras bolhas, retire do fogo e adicione a farinha. Mexa até obter um composto homogêneo. Espalhe a mistura sobre a parte inferior e os lados da forma com as mãos. Fure com um garfo e polvilhe com um pouco de açúcar .

Preparo do creme

Coloque em uma panela o leite, o mascarpone e o café. Aqueça em forno baixo, mexendo com um batedor. Bata as gemas com o açúcar e a maizena. Lentamente, adicione à mistura de leite, mascarpone e café. Retorne ao fogo e deixe engrossar. Deixe esfriar e coloque sobre a massa.  Leve ao forno a 170 graus por 50 minutos.  Deixe descansar por algumas horas e polvilhe o cacau amargo.

Comentários

Para quem me conhece, sabe que minha sobremesa predileta é tiramisù. Essa versão eu não conhecia e quando vi nessa revista que trouxe de viagem, não resisti. A torta ficou deliciosa e a massa, apesar de assustar na hora do preparo, é deliciosa. Como eu nunca tinha feito nada parecido, segui a receita direitinho.  O que não gostei muito foi o sabor acentuado do café instantâneo e por isso, deixo para vocês como sugestão: para a base, substitua os 40 ml de água e o café instantâneo por uma dose de 40 ml de café expresso, italiano, coador, como preferir. Para o creme, aqueça o leite (sem ferver) e passe por um coador com café em pó, ou seja, faça um “leite em coador” e tire o café instantâneo da receita. Tenho certeza que ficará mais deliciosa ainda 🙂

Beijos

Gória ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s