Corniccione

O corniccione lembra uma pizza, mas sem queijo e um pouco mais crocante. É perfeito para servir de entrada, com algum acompanhamento delicioso ou apenas um bom azeite. Foi a primeira vez que fiz e confesso que foi a melhor receita que já preparei… e olha que estou considerando qualquer receita salgada que leve fermento para pão. Parece exagero? não é. Eu não fui a única que achei isso, meu marido disse o mesmo. Ficou com vontade né? então não perde tempo não! É só seguir a receita passa a passo e logo você entenderá todos os elogios. Bom appetito ❤

  • Antes dos ingredientes, vou passar um acessório fundamental para preparar o corniccione. Para que a receita funcione, você vai precisar de uma pedra para pizza ou uma frigideira grande de ferro, que possa ir ao forno (o ideal é a pedra para pizza, mas como eu não tenho, usei a frigideira de ferro e funcionou perfeitamente bem)

Ingredientes

  • 1/2 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal

Modo de Preparo

  1. Misture a água, o azeite e o fermento. Acrescente metade da farinha, o sal, vá amassando com as mãos e misturando o restante da farinha aos poucos. Sove bem por 10-15 minutos. Na máquina de pão: para facilitar e ganhar tempo, fiz essa etapa na máquina de pão. Usei um ciclo que leva apenas 14 minutos (nos primeiro 4 minutos a máquina mistura os ingredientes e nos 10 minutos restantes, a máquina sova).
  2. Sovada a massa (na máquina ou nas mãos), cubra e deixe descansar por 30 minutos. Se estiver frio, deixe uns 15 minutinhos a mais.
  3. Enquanto isso, aqueça seu forno com a pedra para pizza (ou panela de ferro) dentro. Deixe na temperatura mais alta que seu forno alcançar. O forno vai preaquecer enquanto a massa descansa, ou seja, por 30 minutos (sim, fica todo esse tempo aquecendo).
  4. Descansada a massa, abra no formato de uma pizza com aproximadamente 25 cm de diâmetro. Reserve.
  5. Com cuidado (vai estar muito quente!!!), retire a pedra/panela de ferro do forno e rapidamente pincele azeite no fundo, coloque a massa, pincele azeite sobre a massa, coloque sal grosso, folhas de sálvia (pode ser alecrim) e pimenta do reino. Leve ao forno novamente (mantenha a temperatura alta) e deixe assar por 10 minutos (isso pode variar de forno para forno, mas você saberá quando estiver pronto, pois estará dourado e cheio de bolhas lindas!)
  6. Finalize com pimenta rosa.
  7. Sugestão: Sirva com um bom antepasto ou apenas com um belo azeite!
Anúncios

6 comentários Adicione o seu

  1. Regina disse:

    Olá! Por favor, gostaria de saber, se possível, qual tipo de pedra ou marca de pedra de pizza vc utilizou. Estou pensando em comprar uma… Super obrigada!

    Curtir

  2. Regina disse:

    Ops, desculpe-me pela pergunta anterior, vc já diz no texto q utilizou a frigideira e não tem a pedra! 🙂 pode apagar o comentário!

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      hehehe não tem problema não… estou querendo comprar uma e se eu comprar, posto aqui os detalhes 😘😘😘

      Curtir

  3. Vanessa disse:

    Este site, agora reformulado, conseguiu superar aquilo que já era deslumbrante! Parabéns por trazer mais carinho e beleza à nossa mesa. beijos,

    Curtir

    1. @goriahuk disse:

      Muito obrigada pelo carinho ❤

      Curtir

  4. Andrea disse:

    Corniccione resumido em uma palavra: sensacional!!! Obrigada por compartilhar a receita desta delícia!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s